Novelas dos Anos 1990

Meu Bem, Meu Mal (1991)
Dom Lázaro Venturini (Lima Duarte) é o presidente da Venturini Designers, e sofre por ter que conviver com Ricardo Miranda (José Mayer), filho que é fruto de uma traição de sua falecida esposa e seu melhor amigo. Apesar de lutar para conseguir as ações de Ricardo da empresa. Dom Lázaro não consegue convencer o rapaz a vendê-las. 

Após a morte de seu filho Cláudio Venturini (Herson Capri), Dom Lázaro convoca a irmã Valentina (Yoná Magalhães) para assumir o cargo do filho na empresa, atrapalhando os planos de Isadora (Sílvia Pfeifer), viúva de Cláudio que pretendia assumir seu cargo. Além disso, ela e Ricardo mantinham um caso, e quando Dom Lázaro descobre, ele sofre um derrame e perde a fala e os movimentos, ficando preso a uma cadeira de rodas e sendo escravo de toda aquela situação. 

Rainha da Sucata (1990)
A trama acompanha as relações entre a vida dos novos-ricos e da elite paulista. Maria do Carmo (Regina Duarte) enriquece com os negócios do pai Onofre (Lima Duarte), um vendedor de ferro-velho, e se torna uma mulher muito bem sucedida, mas que continua mantendo os hábitos do passado. 

Apaixonada por Edu Figueroa (Tony Ramos) desde jovem, mas que sempre a rejeitou por sua origem humilde, propõe um negócio com ele: Casar-se com ele para ajudar sua família que, apesar de fazer parte da elite, está em decadência. 

Ele aceita e Maria do Carmo vai morar na mansão dos Figueroa, mas nem tudo são flores. Lá, ela precisará tomar cuidado com Laurinha (Glória Menezes), madrasta de Edu que é obcecada por ele e faz de tudo para conquistá-lo, e não medirá esforços para manter a "sucateira" longe dele.

O Dono do Mundo (1991)
Felipe Barreto (Antônio Fagundes) é um cirurgião plástico bem-sucedido, casado com Stella (Gloria Pires), e que, no dia do casamento de seu funcionário Walter (Tadeu Aguiar), aposta com um amigo que levará para a cama a noiva virgem, Márcia (Malu Mader), antes do marido. 

Ele presenteia o casal com uma viagem de lua de mel ao Canadá e vai junto, sob a alegação de que viaja a negócios. O médico consegue afastar Walter do hotel e seduz Márcia, concretizando seu plano. Desesperado ao flagrar a mulher nos braços do patrão, Walter sai de carro e sofre um acidente fatal. 

Márcia é rejeitada por todos. Ela conta para Felipe que espera um filho seu, ouve dele que tudo não passou de uma aposta, e que o melhor seria ela fazer um
aborto. Algum tempo depois, ela perde o bebê. Furiosa, a jovem vai à clínica do médico e corta seu rosto com um bisturi, numa das cenas mais fortes da novela. 

Márcia decide se vingar e encontra apoio na cafetina de luxo Olga Portela (Fernanda Montenegro), que a ajuda a colocar Felipe na cadeia. 
No entanto, ela não consegue evitar a paixão que ainda sente pelo cirurgião.

Mulheres de Areia (1993)
A novela tinha como tema central a rivalidade entre gêmeas. A história se passa na fictícia Pontal D’Areia, cidade do litoral fluminense, para onde Ruth (Gloria Pires) retorna depois de passar algum tempo dando aulas na escola primária de uma fazenda. Ruth volta a morar com os pais, Isaura (Laura Cardoso) e Floriano (Sebastião Vasconcelos), e com a sua gêmea, Raquel (Gloria Pires). 

Raquel e Ruth, apesar de fisicamente idênticas, tem personalidades muito diferentes. Ruth é doce, calma e tem um bom coração. Raquel, por sua vez, é egoísta, agressiva e má. Aproveitando-se da semelhança física com a irmã, Raquel planeja conquistar o namorado de Ruth, o bem-sucedido empresário Marcos Assunção (Guilherme Fontes), que se encanta com Ruth quando a conhece em Pontal D’Areia. 

Para a tristeza de Ruth, Raquel consegue seduzir Marcos e se casa com ele, interessada somente na fortuna do rapaz. A história sofre uma reviravolta quando Raquel sofre um acidente no mar, é dada como morta, e Ruth assume seu lugar para ficar ao lado de Marcos. Mas Raquel, na verdade, não morreu e planeja voltar e se vingar da irmã.

A Usurpadora (1998)
Paulina (Gabriela Spanic) é um jovem inteligente, humilde e bondosa que nunca conseguiu terminar os estudos pois tinha que cuidar de sua mãe doente. Trabalhando no banheiro de um clube, ela acaba encontrando, por um acaso, uma mulher igual a ela: Paola Bracho (Gabriela Spanic). 

Ao contrário dela, Paola é uma mulher ambiciosa, casada com Carlos Daniel (Fernando Colunga). Mas ela pouco liga para a família de seu marido, pois só quer saber de se divertir com seus amantes. 
No encontro das duas, Paola vê na jovem uma oportunidade perfeita de se ver livre de suas chatas obrigações, então propõe a Paulina que se passe por ela na mansão Bracho durante um ano. 

Honesta, Paulina recusa, mas P
aola incrimina a sua "sósia" de ter roubado uma pulseira de diamantes, deixando a jovem sem saída. Ao chegar na casa dos Bracho, Paulina percebe como a família foi desestruturada por Paola e, aos poucos, vai mudando a vida deles, contando com o apoio de Vovó Piedade (Libertad Lamarque), uma senhora que se tornou alcóolatra por influência de Paola, mas que se recupera com a ajuda de Paulina, percebendo rapidamente a troca de mulheres. Mas, enquanto ela tenta não ser descoberta, Paulina se apaixona por Carlos Daniel e descobre que Paola é sua irmã gêmea perdida.

Fonte:
https://www.adorocinema.com/series/serie-18014/
https://www.adorocinema.com/series/serie-18021/
https://memoriaglobo.globo.com/entretenimento/novelas/o-dono-do-mundo/
https://memoriaglobo.globo.com/entretenimento/novelas/mulheres-de-areia/
https://www.adorocinema.com/series/serie-19100/#:~:text=Paulina%20(Gabriela%20Spanic)%20%C3%A9%20um,Paola%20Bracho%20(Gabriela%20Spanic).

Comentários